Sisutec
O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para melhorar a capacitação dos brasileiros e aumentar as chances de emprego. O programa tem instituições públicas e privadas como parceiras para oferecer vagas gratuitas em cursos.
Sisutec o que é?
O Sisutec foi criado em 2013, baseado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa para jovens que buscam ingressar no ensino superior. Com a falta de mão de obra qualificada o governo viu a necessidade de levar aos brasileiros um programa que oferecesse cursos de qualificação técnica gratuita. Com a necessidade e o sucesso do Sisu, foi criado o programa Sisu técnico. O programa se destaca como uma iniciativa relativamente nova na área de educação profissional. No processo seletivo do segundo semestre de 2013, foram ofertadas 239.792 vagas gratuitas para cursos técnicos.
Embora tenha pouco tempo de existência, o Sisutec já é considerado uma importante via de acesso ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ele conta com a participação de escolas técnicas, instituições federais, escolas estaduais, escolas municipais e entidades do sistema S (SENAC SENAI).
Em sua segunda edição, que aconteceu no primeiro semestre de 2014, o Sisutec ofertou 291 mil vagas para cursos técnicos gratuitos em diferentes áreas. O número de candidatos inscritos nos três primeiros dias superou 600 mil. As oportunidades eram para 122 cursos, distribuídos em 937 unidades de ensino.
No Sisutec segundo semestre 2014, o programa do governo federal ofertou 289 mil vagas para cursos técnicos gratuitos em instituições privadas e públicas em todo o Brasil.
No total foram, 10.457 vagas divididas entre a rede pública federal, estadual e municipal. Os cursos do Sisutec segundo semestre 2014, foram ofertados por escolas técnicas públicas federais, escolas de nível técnico vinculadas às universidades do governo federal, escolas estaduais e municipais. Já o Sistema S (Senai e Senac) ofereceu 30.996, ficando com o segundo maior índice de vagas. As instituições privadas tiveram o maior índice de vagas, ofertando, 247.888 vagas para os cursos técnicos gratuitos Sisutec 2014.
Sisutec aluno
As vagas do Sisutec são destinadas aos candidatos que cursaram o ensino médio em escola da rede pública. O programa também aceita as pessoas que se formaram em instituições particulares, desde que tenham concluído o nível médio com bolsa de 100%. As instituições federais que participam do Sisutec são adeptas à Lei de Cotas. Ou seja, elas reservam vagas para pretos, pardos e indígenas. A seleção dos candidatos é realizada a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. O aluno só poderá concorrer no Sisutec se não tiver zerado na prova de redação. Cada curso também adota a sua própria nota de corte, ou seja, a menor nota para ficar na lista de selecionados.
Sisutec 2015
Cronograma Sisutec 2015
O MEC (Ministério da Educação), divulgou no dia 02 de fevereiro, o cronograma Sisutec 2015.
As inscrições para os cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), estarão disponíveis a partir do dia 24 de março, até o dia 27 do mesmo mês.
O resultado da primeira chamada estará disponível no dia 1 de abril, a data para realizar a matrícula é entre os dias 6 e 8 do mesmo mês. Já a segunda chamada estará disponível no dia 10 de abril, com data de matrícula entre os dias 13 e 15.
Lembrando que se o candidato do Sisutec 2015 não obter êxito nas chamadas anteriores, poderá participar das vagas remanescentes que estarão abertas a partir do dia 22 de abril e finalizando no dia 6 de maio. As aulas começam em 7 de maio.
Veja o edital que o Ministério da Educação públicou no Diário Oficial da União, contendo o cronograma do Sisutec 2015 / primeiro semestre.
A espera pelo Sisutec 2015 já está sendo comentada nas redes sociais, ficou um gostinho de esperança para aqueles que não conseguiram alcançar o seu objetivo no Sisutec 2014, muitos candidatos não obteram a média exigida na primeira e segunda chamada do programa, já nas vagas remanescentes não tiveram o curso técnico desejado disponível.
As espectativas para o Sisutec 2015 são grandes, lembrando que o governo federal com a iniciativa do Pronatec 2015 irá ofertar mais de 12 milhões de vagas. A partir do próximo ano, a espera é que tenhamos outras modalidades de cursos e uma quantidade maior de vagas nos cursos técnicos.
Fonte: http://www.sisutec.com.br/