FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
Acesse esse link abaixo para ter outras informações sobre o FIES.
FIES
FIES 2015
MEC divulgou mudanças nas regras do Fies 2015! Na última segunda-feira, dia 29, o Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria no Diário Oficial da União com algumas alterações nas regras do Fies 2015 – Fundo de Financiamento Estudantil. A partir de agora, novas regras serão impostas no uso simultâneo do Fies e do ProUni – Programa Universidade para Todos.
O Fies já passou por grandes mudanças no ano de 2010. Desde então, o programa ficou marcado pela queda dos juros do financiamento para 3,4% ao ano e pela oportunidade de o estudante solicitar o benefício em qualquer período do ano, sem prazo estipulado para inscrições. O programa financia a graduação de estudantes matriculados em faculdades particulares com cursos avaliados positivamente em processos conduzidos pelo MEC.
Novas regras do Fies 2015
A partir de agora, os estudantes não poderão contar com o financiamento do Fies 2015 se estiverem matriculados em dois cursos de faculdades diferentes e beneficiados pelo ProUni em um curso e pelo próprio Fies no outro. O Fundo de Financiamento Estudantil só servirá para uso exclusivo ou como complemento de uma bolsa parcial do ProUni em um mesmo curso de uma mesma instituição de ensino.
Em 2015, os estudantes não poderão ser beneficiados com bolsas integrais do ProUni junto do Fies. Caso o estudante seja beneficiado simultaneamente por ambos os programas em cursos diferentes, ele deverá optar pelo cancelamento de um ou de outro. Se o benefício do ProUni for de bolsa parcial, existe a possibilidade de transferir a bolsa para o curso com financiamento ou transferir o financiamento para complementar a bolsa.
As regularizações devem ser tomadas antes da renovação do contrato de financiamento. Quem não tiver dentro das conformidades antes do término do prazo de aditamento do Fies 2015, subsequente ao semestre de concessão da bolsa do ProUni, terá o financiamento automaticamente cancelado por iniciativa do agente operador do contrato.
Outra nova regra trata da nota que o candidato deve garantir no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para recorrer ao financiamento. A partir de agora, só poderá solicitar o benefício os estudantes com nota maior ou igual a 450 pontos na prova objetiva e superior a zero na redação. O programa exige que o candidato tenha participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010.
Todos os detalhes estão disponíveis no documento oficial do Governo, acessível neste link.
Maiores informações sobre aditamento, inscrição do Fies 2015, impressão de 2ª via boleto do Fies 2015 e demais ações do programa estão disponíveis em outros artigos de nosso site.
Fonte: http://www.fies2015.com/